12/04/2016 - 12/04/2016 - OAB Paraná define lista sêxtupla para vaga do quinto constitucional no TRT9

Em sessão realizada nesta sexta-feira (8), a OAB Paraná definiu os nomes dos integrantes da lista sêxtupla que vão concorrer à vaga de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Dos candidatos inscritos, 19 foram sabatinados pelo Conselho. Ao final da sessão, foram escolhidos os advogados  Nelto Luiz Renzetti, Ana Beatriz Ramalho de Oliveira Ribeiro, Eliazer Antonio Medeiros,  Danielle Hidalgo Cavalcanti de Albuquerque, Christhyanne Regina Bortolotto e Marco Antonio César Villatore.

A lista sêxtupla será apresentada ao Tribunal Regional do Trabalho, que definirá os nomes para compor a lista tríplice a ser encaminhada à presidente da República, que escolherá quem ocupará a vaga deixada pela aposentadoria da desembargadora Márcia Domingues.

Ao encerrar a sessão, o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, agradeceu a presença maciça dos conselheiros que acompanharam atentamente a exposição dos candidatos. Noronha destacou também a formação de uma lista com três mulheres, o que demonstra a força da advocacia feminina no Paraná.

Equilíbrio - O processo seletivo para a formação da lista sêxtupla foi reaberto em dezembro de 2015, após a interrupção decorrente de um questionamento do Ministério Público que alegava ter o direito de provimento da vaga. O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em acórdão redigido pelo ministro Ives Gandra Martins, confirmou por unanimidade decisão proferida em sessão do Tribunal Pleno do TRT do Paraná, de 25 de maio de 2015, que destina à Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná a vaga em aberto. A decisão reforçou a necessidade de se atender ao princípio do equilíbrio, com o revezamento da preponderância das duas instituições (MPT e OAB) na composição do tribunal regional paranaense.