20/05/2016 - 20/05/2016 - Conselho Federal da OAB realiza I Fórum Nacional do Exame de Ordem

Na última quarta-feira (18/5), o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil realizou em Brasília I Fórum Nacional do Exame de Ordem. Representando OAB Paraná, estiveram presentes a secretária-geral da seccional, Marilena Winter, e a presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Juliana Colle Bretas (foto).

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, abriu o evento falando sobre a necessidade de aprimoramento do Exame de Ordem Unificado, principalmente por ser uma prova nacional em um país extenso, com peculiaridades geográficas. “Queremos ouvir as seccionais para buscarmos ideias e sugestões para alcançar esse objetivo fundamental”, explicou.

Segundo Marilena Winter, a reunião foi muito importante para a seccional, que estava na expectativa de um fórum com os representantes das Comissões de Exame de Ordem e também os presidentes das seccionais da OAB acompanhados de suas diretorias. “Tínhamos a necessidade de debater o exame de ordem e ressaltar alguns aspectos da prova”, ressaltou.

Durante a reunião, a OAB Paraná foi elogiada por ser a única seccional que jamais falhou na análise das provas. “Nossa seccional é muito respeitada por ter analisado todas as provas e enviado o parecer de cada uma delas”, afirmou.

No geral, a reunião foi uma oportunidade muito boa para que a seccional levasse algumas preocupações do Paraná em relação à qualidade da prova e sua correção. Alguns representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), parceira da OAB, estavam presentes e explicaram os processos de elaboração e correção das provas, realizados em conjunto com a Ordem. A FGV afirmou que o Exame de Ordem Unificado é a prova mais complexa já elaborada pela instituição em termos de logística e de volume de pessoas.

Para o coordenador nacional do Exame de Ordem e secretário-geral da OAB, Felipe Sarmento, as discussões do Fórum devem ser focadas no fortalecimento e na melhoria da prova. “Um Exame cada vez melhor e mais criterioso, para podermos chancelar a entrada de profissionais competentes no mercado de trabalho, que defenderão não apenas os bens, mas também a liberdade dos cidadãos. Esse múnus público da OAB tem que ser tratado com o maior cuidado possível”, disse. Os participantes da reunião solicitaram que esse fórum de discussão seja permanente, pleito que foi acatado por Sarmento.