10/06/2016 - 10/06/2016 - Em visita ao Ministro da Justiça, OAB-PR pede solução para problema dos presos em delegacias

Em visita nesta quarta-feira (8) ao novo ministro da Justiça Alexandre de Moraes, o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, pediu o apoio imediato do ministério ao sistema penitenciário do Paraná, de modo a possibilitar a retirada dos quase 9 mil presos que ainda estão em delegacias, muitos em péssimas condições. A reunião em Brasília também contou com a presença do presidente da OAB São Paulo, Marcos da Costa.

Durante a visita, Alexandre de Moraes apresentou o plano de trabalho do Ministério da Justiça para tratar dos temas afetos à Segurança Pública e Política Penitenciária. O ministro da Justiça afirmou que está disposto a empregar todos os esforços na liberação de recursos para a solução dos problemas da pasta, incluindo o Paraná. Alexandre de Moraes disse que tem mantido o diálogo com o secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, inclusive em reunião esta semana para tratar dos temas da segurança pública e do sistema penitenciário.

O presidente da OAB Paraná informou que encaminhará ao Ministério da Justiça os relatórios elaborados pela Comissão de Direitos Humanos da Seccional sobre o sistema penitenciário paranaense, para suporte dos pedidos formulados.

Advogado constitucionalista, o ministro Alexandre de Moraes iniciou sua carreira como promotor de Justiça no Ministério Público de São Paulo em 1991, cargo que exerceu até 2002. Foi secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, secretário de Estado da Segurança de São Paulo, membro do Conselho Nacional de Justiça, secretário municipal de Transportes de São Paulo, Presidente da SPTrans e da CET e secretário municipal de Serviços de São Paulo.