11/07/2016 - 11/07/2016. - Sede da OAB Paraná completa dez anos e passa por revitalização

A sede da seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil completa 10 anos neste mês de julho. O prédio foi inaugurado no dia 19 de julho de 2006, quando estavam inscritos na OAB Paraná 22 mil advogados. Hoje, com 57.852 inscritos, a sede passa por reformas e ampliações para melhor acomodar os seus setores administrativos e garantir mais conforto aos advogados.

A pintura da fachada externa é uma das obras em andamento. Internamente, o prédio já passou por readequações. Em 2010, foi ampliada a Sala do Conselho Pleno, uma vez que a partir daquele ano, início da gestão do presidente José Lucio Glomb, o número de conselheiros aumentou de 55 para 85. Dois anos depois, em 2012, o espaço da Caixa de Assistência dos Advogados foi revitalizado.

No início deste ano, o gabinete da presidência teve o seu layout alterado para acomodar, na mesma área, no segundo andar, os gabinetes dos diretores (presidente, vice-presidente, secretária-geral, secretário-geral adjunto e diretor tesoureiro). O Setor de Sociedades de Advogados foi ampliado para atender a demanda, pois houve um expressivo aumento de procura por este setor especialmente depois que foram instituídos o regime tributário Simples para a advocacia e a sociedade individual de advogado. Até junho de 2013, havia 2.830 sociedades ativas, com 7 mil sócios e associados. Atualmente são 4 mil sociedades, somando 15 mil advogados sócios e associados.

A próxima etapa das obras, a ter início ainda este mês, é a adequação do Setor de Comissões, que precisa se estruturar para o número cada vez maior de comissões que se formam na Seccional. Em 2006, existiam 25 comissões constituídas. Na última gestão (2013-2015) esse número passou para 63, envolvendo mais de 1.300 advogados voluntários. A expectativa nesta gestão é a formação de aproximadamente 70 comissões.

Finalizando os trabalhos este ano, o andar térreo do edifício também será revitalizado. O projeto prevê a troca do mobiliário, a implantação de um lounge, ampliação do espaço administrativo da Escola Superior de Advocacia e novos espaços para a Livraria da Caixa e para os consultores da OABPrev-PR.

Por meio de um termo de cooperação técnica firmado com a Copel, todas as luminárias da sede da OAB Paraná serão trocadas para uso de lâmpadas de led, garantindo a redução de 40% do consumo de energia elétrica e uma economia de aproximadamente R$ 300 mil por ano. Haverá a substituição de 1.143 lâmpadas, com um investimento de R$ 92 mil a fundo perdido, sem custos para a OAB. A parceria faz parte do Programa de Eficiência Energética da Copel, ao qual a OAB se integrou ao responder à Chamada Pública de 2015.