01/08/2016 - 01/08/2016 - Paraná é escolhido para abrir Caravana Nacional das Prerrogativas

Na semana em que se celebra o Dia do Advogado, o Paraná receberá a visita do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, para abrir a Caravana das Prerrogativas, uma ação do Conselho Federal que estabeleceu a defesa da dignidade profissional dos advogados como uma das prioridades desta gestão.

A Caravana será aberta no dia 9 de agosto na sede da OAB Londrina, às 20 horas. No dia seguinte, 10 de agosto, segue para a região de Cascavel, também com a presença do presidente Lamachia. Estão programadas uma visita à Penitenciária Federal de Catanduvas, às 14h, e a discussão sobre prerrogativas, na sede da OAB Cascavel, às 17 horas.

Em 11 de agosto, quando se comemora o dia do advogado, a caravana fecha o ciclo paranaense na sede da seccional, em Curitiba, às 9 horas.

Jarbas Vasconcelos e Cássio Telles, respectivamente presidente e vice da Comissão Nacional da OAB de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, assim como Charles Dias, procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, estarão presentes durante toda a passagem da caravana pelo Paraná.

A diretoria da OAB Paraná destaca que o tema da caravana é pertinente para toda a advocacia, dada a escalada recente de restrições às prerrogativas profissionais da classe. Por isso, a diretoria destaca a importância do envolvimento das associações estaduais de advogados e também das comissões da seccional.

“O fato de a caravana começar pelo Paraná tem um simbolismo muito grande. Ela será aberta na semana advogado e num cenário em que se tenta reduzir a  atuação da advocacia, com restrições ao pleno exercício profissional, gravação de conversas entre advogados e clientes, retenção de anotações em presídios,  busca indiscriminada nos escritórios e a desvalorização generalizada da profissão. O enfraquecimento da advocacia significa a vulnerabilidade da cidadania”, ressalta Telles.