Notícias / Conselho Federal

04/10/2016 - 04/10/2016 - Após 1º turno, presidente da OAB vê acerto na proibição de doações por empresas

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, fez nesta segunda-feira (3) uma avaliação positiva do primeiro turno das eleições municipais. “O primeiro turno da eleição deste ano mostra que foi acertada a mudança na regra eleitoral que passou a proibir doações de empresas a partidos e candidatos”, disse Lamachia.

Para ele, a redução substancial do custo das campanhas é uma grande vitória para a sociedade brasileira. “Sem a pirotecnia do marketing, os candidatos precisaram realçar suas ideias e propostas durante o período de propaganda eleitoral”, completou.

Lamachia entende que, agora, é preciso continuar buscando melhorias para o sistema eleitoral. “A OAB foi à Justiça para que as doações de empresas fossem proibidas e comemorou quando teve ganho de causa no Supremo Tribunal Federal. Agora, a OAB luta pela aprovação de uma lei que tipifique o crime de caixa dois de campanha. É preciso cobrar do Congresso celeridade na aprovação de uma lei tão importante”, ponderou.

Fonte: Conselho Federal