10/05/2017 - 10/05/2017 - Secretária-geral da OAB Paraná participa do 1º Congresso do Pacto pelo Brasil

A secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter, foi uma das palestrantes, nesta terça-feira (9), do 1º Congresso do Pacto pelo Brasil, que está sendo realizado na sede da Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, em Curitiba. Por delegação do presidente nacional Claudio Lamachia e do presidente da Seccional, José Augusto Araújo de Noronha, Marilena Winter representou a OAB e apresentou a atuação da Ordem dos Advogados pela probidade e transparência na administração pública.

A participação da OAB se deu no painel “Agenda Positiva”, dedicado a apresentar inciativas bem-sucedidas no campo do controle social. A secretária-geral falou sobre o comitê “De Olho na Transparência”, que faz uma avaliação dos portais de transparência e mede a eficiência desses portais na divulgação dos atos da administração. O comitê é formado pela OAB,  Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Conselho Regional de Economia (Corecon) e Sescap – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Paraná.

Marilena Winter também destacou o protagonismo da Ordem na aprovação da Lei da Transparência, no movimento “O Paraná que Queremos”, na campanha “Menos impostos, mais respeito” e na luta por uma condução transparente dos contratos de concessões rodoviárias. “São ações que vem ao encontro do que a Ordem dos Advogados tem defendido ao longo de sua história – um país justo, honesto e solidário, fundamentado na democracia e no Direito”, ressaltou, acrescentando que a OAB trabalha diuturnamente para converter esse ideal em gestos concretos.

Paralelamente ao congresso, acontece o 8º Encontro Nacional de Observatórios Sociais. A secretária-geral explicou que a Ordem tem apoiado iniciativas como a dos observatórios sociais, entre outras ações efetivas, dando suporte técnico e trabalhando pela mobilização da sociedade. “O observatório social merece todo crédito possível. É a independência que faz com que essas entidades e organizações gozem de todo o respeito”, disse.

O painel contou também com a participação do vereador Júlio César Makuch, presidente da Uvepar – União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná; de Marina Amaral Cançado, presidente da organização Agenda Brasil do Futuro, e de Dayse Cristina Silva, que falou sobre o Gespública – o Programa Nacional de Gestão Pública que propõe soluções para o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão das organizações públicas.