Notícias / OAB Paraná

06/03/2018 - 08/03/2018 - OAB Paraná aprova Plano Estadual de Valorização da Advogada e do Advogado com Deficiência

O Plano Estadual de Valorização da Advogada e do Advogado com Deficiência foi aprovado na sexta-feira (2/3) pelo Conselho Pleno da OAB Paraná. Elaborado pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, presidida pela advogada Berenice Reis Lessa, o projeto segue a determinação do Provimento n.º 177/2017 do Conselho Federal, publicado em 19/09/2017. Por meio dele, foi criada, no âmbito do Conselho Federal, a Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em caráter permanente e definitivo, e também o Plano de Valorização da Advogada e do Advogado com Deficiência. Conforme disposto no seu artigo 5º, cabe a cada seccional aprovar e regulamentar o respectivo Plano Estadual de Valorização da Advogada e do Advogado com Deficiência, respeitadas as diretrizes aqui definidas.

“Essa é a oportunidade mais apropriada para dizermos aos senhores que representam a nossa instituição, que a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência  da OAB/PR se sente honrada e orgulhosa de ter chegado até aqui para prestar contas de seu trabalho, cumprindo a missão que abraçou  e que agora passa a ser também de cada um dos conselheiros”, afirmou a presidente da Comissão.

Fortalecimento

Berenice Lessa apresentou o Plano Estadual de Valorização da Advogada e do Advogado Pessoa aos presentes e afirmou que seu objetivo é fortalecer os direitos humanos dos colegas com deficiência.  Ela destacou, na apresentação, três aspectos relativos ao tema. O primeiro deles é que, com a aprovação do Plano de Valorização, fica criada a Comissão Permanente dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O segundo aspecto diz respeito à execução do plano, que fica sob a responsabilidade da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com a Diretoria da Seccional, e sob a coordenação do Conselho Seccional, das subseções e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) em todo o Paraná.

Parcerias

O terceiro ponto ressaltado pela advogada  vem disposto no inciso II do artigo 3o da minuta, que trata da instituição de parcerias entre o Conselho Seccional, os escritórios de advocacia, as sociedades de advogados e outros, para adoção do Programa de Contratação de Advogadas e Advogados com deficiência.  A comissão já está trabalhando na implementação do projeto Empregabilidade: Inclusão da Advogada e do Advogado Pessoa com Deficiência na Advocacia, a ser lançado nacionalmente no Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal, em 13 de junho de 2018, na sede da OAB Paraná.

“Queremos compartilhar com o Conselho Seccional, as subseções, a CAA e a ESA nossas preocupações,  responsabilidades e os sonhos de ver a nossa OAB Paraná  na vanguarda  do reconhecimento da igualdade de direitos e oportunidades dos nossos advogados e advogadas pessoas com deficiência,  no exercício pleno da profissão”, completou.

Fonte: OAB Paraná

Outras Notícias

OAB - ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SUBSEÇÃO CAMPO MOURÃO

Rua Rocha Pombo, nº 1.184 - Centro

CEP: - -

Fone: (44) 3525-6061