Notícias / OAB Paraná

28/01/2020 - Com Diário Eletrônico, OAB Paraná economizou R$ 220 mil em correspondências e editais

Desde a implantação do Diário Eletrônico, no fim de 2018, a OAB Paraná economizou pelo menos R$ 220 mil reais. Com a nova alternativa, o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) deixou de gastar R$ 80 mil reais com correspondências e a seccional economizou R$ 143 mil com publicações que anteriormente eram feitas no Diário Oficial do Paraná.

Antes, todas as decisões, andamentos processuais e penas aplicadas pelo TED precisavam ser comunicadas enviadas pelo Correio. Em alguns casos, quando a correspondência não era recebida, havia mais um custo com publicações no Diário Oficial. Agora, apenas a primeira notificação precisa ir por carta e as demais informações sobre o andamento do processo são publicadas no DE.

O Diário Eletrônico da Ordem dos Advogados do Brasil (DEOAB) foi criado pela Lei 13.688, de 3 de julho de 2018 e entrou em vigor em 31 dezembro do mesmo ano. O instrumento é de uso obrigatório para garantir a legalidade das publicações da OAB em todo o Brasil, incluindo Conselho Federal, seccionais e subseções. Sua adoção também amplia a transparências e gera mais aproximação com a advocacia. A ideia foi desenvolvida a partir de uma sugestão apresentada pela OAB Paraná.

Fonte: OAB Paraná