Notícias / OAB-PR

23/06/2022 - OAB Paraná promove no dia 29 audiência pública sobre violência no futebol

A OAB Paraná promove na próxima quarta-feira, 29 de junho, a partir das 14h, uma audiência pública sobre violência no futebol. Organizado pelas comissões de Direito Desportivo, das Mulheres Advogadas, de Esportes, de Igualdade Racial e de Defesa dos Direitos Humanos, o debate, para o qual estão sendo convidados clubes de futebol, torcidas organizadas e autoridades policiais, transcorrerá na sede da seccional, na Sala Democracia, com transmissão pelo Youtube (acesse aqui).

Para a seccional, a escalada de violência que vem assolando o futebol brasileiro, destacadamente nos jogos dos clubes paranaenses, é preocupante. “A audiência é um evento com grande apelo neste momento crítico da violência entre as torcidas dos clubes de futebol; não só no Paraná, mas em todo o país. Cumprindo seu papel de promover a justiça e a cidadania em nossa sociedade a OAB Paraná abre esse debate. Esperamos que dele surjam caminhos efetivos que permitam dar continuidade à atividade desportiva, com o respeito a todos os envolvidos”, afirma a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter.

Eduardo Vargas Neto, presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB Paraná, lembra que o futebol move paixões em todo o Brasil. O esporte tem, portanto, notável relevância para a sociedade. “A violência e a selvageria vistas nos arredores dos estádios são inadmissíveis e não podem ser combatidas com medidas paliativas ou penas excessivamente brandas. A questão exige um debate intenso e premente com todos os setores da sociedade. Por isso, oficiamos diversas instituições para a audiência pública”, explica.

Chamado

Foram oficiados o Tribunal de Justiça do Paraná, o Ministério Público do Paraná, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, os clubes de futebol de Curitiba, as torcidas organizadas, a Federação Paranaense de Futebol, a Confederação Brasileira de Futebol, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná e representantes da sociedade civil para essa audiência pública.

Fonte: OAB-PR